quarta-feira, 26 de maio de 2010

Uma tendência a ser seguida?


Na arquitetura este tema também não é aplicado por acaso. Arquitetura Sustentável, denominada bioarquitetura ou arquitetura ecológica, significa a arquitetura planejada e projetada para gerar o menor impacto ambiental possível; levando-se em conta o uso eficiente de energia, de água, de materiais certificados e renováveis, do aproveitamento das condições naturais do local, etc. As estratégias que levam a sustentabilidade dos edifícios, podem ser aplicadas tanto em construções novas ou antigas, pois nestes dois casos a sustentabilidade permite promover a busca pela igualdade social, a valorização dos aspectos culturais, maior eficiência econômica e o menor impacto ambiental.

É interessante que o Brasil possui condições climáticas e topográficas favoráveis ao uso de energia limpa e renovável, a captação de água pluvial para sua reutilização e a captação das correntes de ventos para refrigeração natural dos edifícios. Porém estes recursos são pouco explorados.

O uso da energia solar é um dos exemplos de energia limpa, muito utilizado na arquitetura sustentável e que pode ser facilmente explorado no Brasil.

Existem três maneiras de utilização desta fonte alternativa de energia, como através de células fotovoltaicas, por captadores planos, ou ainda por captadores de energia. Nesse último caso, temos como exemplo a cidade de Freiburg, no sudeste da Alemanha. Também conhecida como “cidade do sol”, suas casas foram construídas com isolamento térmico para armazenar a energia captada, existem casas que giram de acordo com o movimento do sol. Quando as casas captam mais energia do que necessitam para o consumo, esta energia restante é vendida às companhias de eletricidade da região.

Gostou? Quer saber mais sobre o assunto? Então clique aqui: http://www.vivaitabira.com.br/viva-colunas/index.php?IdColuna=25

Nenhum comentário:

Postar um comentário